Após participar de diversos fóruns, palestras, cursos e discussões sobre marketing digital, percebi que eu não era o único tentando aprender como lidar nesse novo cenário. Experientes profissionais de internet estão sempre falando por aí: "estamos todos remando juntos nesse mar de incertezas". Isso é engraçado, pois sempre existe alguém que se diz especialista em certo assunto, mesmo que não o seja. Mas, nesse caso, ninguém está se arriscando, o que abre portas para todos. Isso mesmo, todos!
A Internet possibilita isso. Afinal (já era hora!!), de uma idéia, você pode construir um grande império (obviamente, com muito trabalho, seriedade, conhecimento e a famosa sorte). Veja o Facebook e o Google. Eles não precisaram de grandes meios de comunicação para se tornarem o que são. Milhões em anúncios de TV? Acharam melhor uma boa assessoria de imprensa e um alto poder de boca-a-boca. Custo de mídia? Zero! Vale acrescentar que, de acordo com o estudo da Millward Brown, a marca Google chegou ao topo em 2009, tornando-se a marca mais valiosa do mundo. Ela deixou para trás aquelas marcas que gastam bilhões para estarem próximas dos seus consumidores, como Coca Cola e McDonald's.
Internet... internet... internet... Parece exagerado? Acredito que não, afinal tudo mostra que ela se tornou essencial para qualquer tipo de empresa, agência ou indíviduo. Sim! Agora estar em redes sociais pode garantir empregos, ou perdê-los.
Entretanto, não vamos ser irracionais e achar que tudo vai acabar e a internet vai reinar soberana. Assim como aqueles discursos de nutricionistas que o que vale é um poquinho de cada, isso vale também para o marketing atual. Saber dosar de acordo com o público-alvo, sem deixar se levar pela agência de publicidade (que vai dizer que a TV tem um CPM muito mais baixo e uma abrangência muito maior) nem pela agência de internet (que vai dizer que anunciar na internet já leva o consumidor direto para a ação e etc). Uma definição boa para esse novo marketing está no nome do blog e peguei de uma fala do Diretor de Publicidade do IG. Marketing Tradigital. Meio do caminho... mas, na minha opinião, cai um pouquinho mais para o digital.
25 de agosto de 2009
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Mui bien, querido Rodrigo.Já sou um leitor fiel.
ResponderExcluirE para você ver, olhei no twitter que você tinha criado um blog. Não é simlesmente relevante? Estou lendo uma revista atualmente sobre os negócios Web 2.0. Muito interessante. O maior exemplo é a Threadless.com. Onde ocorrem concursos de desenhos, e os vencedores além de premiados com valores monetários, ainda vêem suas artes estampadas em camisetas, que podem ser copmradas no site por U$15. Maravilhoso, não? Não há custo, só lucro. Pra mim, um contador/administrador apaixonado por marketing é impressonante! Fora outros detalhes da empresa.
Bom, minha contribuição está aí. Vamos escrevendo, postando, pesquisando. Internet...internet...internet.
Isso que é amigo! Até sem pedir ele entra no blog. Culpa do Twitter, certo?
ResponderExcluirPois é. A internet tem espaço para as grandes idéias, desde que bem estruturadas. O site Camiseteria é algo parecido com o que você falou. Eles criaram uma marca e um site para vender camisas. Hoje em dia, lucram e muito com isso. Souberam aproveitar o espaço vazio.
Obrigado pela participação, visita e contribuição!
É doutor, tb fiquei sabendo do seu blog pelo twitter! Parabéns, gostei do post de estreia. Aliás, vc me deu uma ideia: vou divulgar meu blog por aqui tb! Visitarei o tradigital com frequência! Valeu Rodrigão
ResponderExcluirValeu Pepê!
ResponderExcluirPode deixar que colocarei seu blog nos meus favoritos aqui no tradigital!
Obrigado!